Comprar um carro usado pode ser um grande passo, mas também pode trazer surpresas desagradáveis caso o veículo apresente defeitos não informados pelo vendedor. Felizmente, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece diversas garantias para proteger o consumidor nessa situação.
- BAIXE GRATUITAMENTE MODELOS DE NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL PARA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA CLICANDO AQUI -
Garantia Legal de 90 Dias
Conforme o artigo 18 do CDC, todos os produtos, incluindo veículos usados, possuem garantia legal de 90 dias. Isso significa que, caso o carro apresente defeitos nesse período, a loja deve ser acionada para efetuar o reparo. Essa garantia é obrigatória e independe de qualquer outra garantia contratual oferecida.
Se o reparo não for realizado no prazo de 30 dias, o consumidor tem três opções garantidas pelo artigo 18, § 1º, II do CDC:
Substituir o carro por outro de igual padrão;
Cancelar a compra, com a devolução integral dos valores pagos;
Obter abatimento proporcional no preço para adquirir outro veículo.
Importante: A escolha é do consumidor, e a loja não pode impor uma solução.
Defeitos Ocultos e Prazo de Reclamação
Após os 90 dias de garantia, o consumidor ainda possui direitos no caso de defeitos ocultos, ou seja, problemas que não poderiam ser identificados em uma vistoria simples e que não foram informados pelo vendedor. Nesse caso, o prazo para reclamação é de 30 dias a partir da descoberta do defeito.
Neste link você encontra mais informações sobre Vícios Ocultos - Clique aqui
Como Resolver o Problema Sem Recorrer à Justiça
Antes de buscar a via judicial, é recomendável tentar resolver a situação diretamente com o vendedor ou por meio de instituições especializadas.
1. Instituições que Podem Ajudar
Procon: Atua na mediação entre consumidor e empresa. É necessário apresentar notas fiscais, contratos e outros documentos para formalizar a reclamação.
Consumidor.gov : Plataforma online onde o consumidor registra sua reclamação, e a empresa tem prazo para responder. O registro é gratuito e fácil de usar.
Reclame Aqui: Permite ao consumidor publicar sua reclamação para expô-la publicamente. Muitas empresas buscam resolver os casos rapidamente para evitar danos à reputação.
Além desses meios de notificação, você também pode também deve realizar a notificação extrajudicial formalizada por e-mail ou preferencialmente pelos correios, com AR (Aviso de recebimento). Essas tentativas extrajudiciais de resolução servem não apenas para dar celeridade à resolução da situação, mas também é um requisito fundamental para se propor uma ação judicial, caso esta venha se tornar necessária.
Modelos Gratuitos de Notificação Extrajudicial Para Download
Para facilitar sua defesa, disponibilizamos gratuitamente modelos de notificação extrajudicial adequados para diferentes situações. Esses modelos podem ser enviados por e-mail ou pelos Correios. Baixe os modelos mais adequados para o seu caso:
Dica: Priorize o envio pelos Correios com AR (Aviso de Recebimento) para garantir que a loja receba e tome ciência da notificação.
2. Documentação Importante - Fique atento
Recibos e notas fiscais: Registre com recibos, notas fiscais ou outros meios, todos os gastos decorrentes do defeito do veículo, como reboque, transporte alternativo ou reparos emergenciais.
Histórico de contatos: Mantenha registro de mensagens trocadas com a loja; E-mails ou conversas em aplicativos como WhatsApp, que podem servir como prova, caso ocorra a judicialização em algum momento.
Notificação extrajudicial: Enviar uma notificação pode pressionar a empresa a resolver o problema. Recomenda-se o envio pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR), que serve como prova de entrega.
Cuidados Antes e Após a Compra
Antes da Compra:
Realize uma vistoria detalhada no veículo com a ajuda de um mecânico de confiança.
Exija o histórico de manutenção e verifique documentos do carro.
Após a Compra:
Guarde todos os documentos da transação, incluindo contratos, recibos e notas fiscais.
Em caso de defeito, documente tudo, desde os custos adicionais até os contatos realizados com a loja.
Quando Buscar a Justiça
Se as tentativas de solução amigável não surtirem efeito, o consumidor pode recorrer à Justiça. Um advogado pode ajudar a ingressar com uma ação para exigir seus direitos, incluindo:
Restituição de valores;
Indenização por danos materiais (gastos extras);
Eventual indenização por danos morais.
Conclusão
Conhecer seus direitos é o primeiro passo para se proteger contra problemas ao comprar um carro usado. Seguir as orientações acima e contar com ferramentas adequadas pode facilitar a resolução de conflitos e evitar prejuízos maiores.
Se precisar de ajuda jurídica, entre em contato com nossos especialistas da FS Jurídico. Estamos à disposição para garantir que você tenha seus direitos respeitados!
Sobre o Autor
Advogado e escritor com especialização em Direito do Consumidor em Belo Horizonte, sou o fundador do FS Jurídico Advocacia e Soluções Integradas - www.fsjuridico.net - com escritórios no coração de Belo Horizonte e também em São João del-Rei. Além da minha prática jurídica, tive a satisfação de publicar o livro Guia Prático de Direito do Consumidor, um projeto que reflete minha paixão por essa área e meu compromisso em simplificar o entendimento das questões jurídicas. No livro, apresento temas relevantes e ofereço orientações essenciais para que os consumidores possam conhecer e exercer seus direitos de forma objetiva e clara. Também sou colunista do Portal Juris Notícias, contribuindo com artigos e informações para aqueles que desejam se orientar no complexo universo jurídico. Meus artigos e análises podem ser acessados em https://revistajurisnoticias.blogspot.com.